Shirakawa go e Gokayama - Patrimônios da humanidade

meteoweb.eu/

 

Shirakawa go e Gokayama se alinham pelo rio Shogawa nas remotas montanhas de Gifu-Ken, e se estendem até Toyama. Declarada patrimônio mundial pela UNESCO em 1995, são famosas por sua arquitetura, as tradicionais fazendas Gassho-Zukuri, algumas com mais de 250 anos. 

Gassho-Zukuri significa "construído como mãos em oração", os telhados das casas se assemelham com as mãos dos monges budistas pressionadas em oração.

Localizada em uma região montanhosa com difícil acesso a outras vilas, Shirakawa go e Gokayama subsistiram com o cultivo de amoreiras e bichos-de-seda. Mesmo em meio as dificuldades econômicas as aldeias de Ogimachi, Ainokura e Suganuma são excelentes exemplos de adaptações ao meio ambiente.

As vilas são divididas em duas áreas, Shirakawago na província de Gifu e Gokayama na província de Toyama. Os turistas podem deslumbrar da beleza das vilas em todas as estações do ano.

 

Shirakawa go:

 Ogimachi é a vila mais popular, onde se encontram mais casas no estilo Gassho-Zukuri. A Casa Wada, muito bem preservada oferece a oportunidade aos visitantes de conhece-lá por dentro. A casa foi construída no período Edo (1603-1868). Shirakawa Kaido Street, é a rua principal onde se encontra lojas de souvenires, restaurantes e barracas que oferecem lanches rápidos. 

O famoso evento Light-up em Shirakawa go, onde as casas ficam iluminadas  acontece apenas 7 vezes entre janeiro e fevereiro, e neste ano de 2019, houveram mudanças por conta da sua super lotação nos anos anteriores, as datas do evento já são pré definidas e a entrada só é permitida com reserva antecipada feita através do site (https://shirakawa-go.gr.jp)  da associação do turismo de Shirakawa go.

 

Gokayama:

Gokayama fica a 10km ao norte de Shirakawa go e significa "cinco vales". Cercada por montanhas a área era famosa por sua produção de material a base de pólvora. As vilas tem um ambiente mais isolado e tranquilo comparado à Shirakawa go. Existem duas vilas Gassho-Zukuri em Gokayama.

A vila Ainokura tem 23 casas Gassho, onde cerca de 60 pessoas ainda habitam. Algumas das casas oferecem refeições e bebidas aos visitantes. 

A vila Suganuma tem 9 casas Gassho, a aldeia é relativamente pequena, mas a recepção aos visitantes são sempre calorosas e amigáveis. Há também o Museu Ensho-no-yakata onde é possível conhecer o processo de produção dos materiais a base de pólvora.

Entre as vilas de Ainokura e Suganuma, se encontra uma das mais importantes propriedades, a Murakami House, onde é possível entrar na maior casa Gassho-Zukuri e ver mais de 1.000 ferramentas e materiais antigos.

Em algumas casas Gassho, principalmente na vila de Shirakawa go é possível pernoitar e ter uma experiência única com os moradores locais, a reserva inclui um jantar super especial, preparado pelo anfitrião, usando alimentos frescos. Não é possível passar mais de uma noite em uma guest house, se quiser ficar mais dias na vila, terá de se hospedar uma noite em cada casa. As reservas podem ser feitas através desse site https://shirakawa-go.gr.jp/en/stay/?index .

Com toda certeza, conhecer um lugar assim, tão remoto e preservado da modernidade, é uma experiência que vale a pena, seja em qual estação for.  

Leave a comment

Name .
.
Message .

Please note, comments must be approved before they are published